A análise foliar pode ser a chave para você ter mais lucro na safra 21/22.
Apesar de não ser uma técnica nova, a análise foliar só vem ganhando espaço nas propriedades rurais nos últimos anos, devido à notável eficiência e precisão dos resultados.
Esse tipo de análise permite avaliar o estado de equilíbrio ou desequilíbrio de cada nutriente, possibilitando identificar as limitações e excessos em praticamente qualquer idade ou estádio fenológico das plantas.
Além disso, ela funciona como uma “avaliação complementar” das condições de fertilidade do solo, trazendo informações valiosas sobre a saúde da lavoura. Dessa forma, o agricultor tem em mãos tudo que precisa para tomar decisões de manejo de forma assertiva e precisa.
Como funciona a nutrição de uma planta?
Para se obter a máxima eficiência da lavoura, é preciso entender que as plantas necessitam dos macro (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre) e micronutrientes (boro, cobre, ferro, manganês e zinco), além dos nutrientes benéficos (molibdênio, cobalto e níquel).
Os macronutrientes são exigidos em maior quantidade, já os micro, em menor. E os nutrientes benéficos são complementares, ou seja é importante entender que não se pode compensar um nutriente com outro. Isto é, o excesso de um não supre a carência do outro.
Portanto, pode-se afirmar que a regra básica para uma nutrição eficiente é o equilíbrio.
Por que fazer análise foliar?
E se você pudesse mensurar a qualidade de cada cultura, verificar se há desequilíbrio e trabalhar a nutrição das plantas de forma certeira, sem custos exacerbados e gastos desnecessários? Com a Análise Foliar isso é possível!⠀
Através dela, você pode:
– Analisar o estado de nutrição e o uso de nutrientes de uma planta;
– Compreender o desequilíbrio de carência ou toxicidade dos nutrientes nas plantas;
– Entender a aplicação dos nutrientes no solo ou se eles não estão sendo aproveitados pela planta.
Sem falar que o custo é irrisório se comparado aos demais investimentos da lavoura.
Mesmo quando você realiza a análise e correção do solo no início da lavoura, é importante fazer a análise foliar em momentos estratégicos. A análise foliar não substitui a análise de solo e vice-versa, afinal, quando se tem um solo saudável, a lavoura é capaz de suportar as adversidades climáticas sem sofrer tanto. Portanto, as duas são ações complementares.
Recomenda-se realizar a primeira análise foliar a partir da expansão da quarta folha verdadeira, a fim de checar a fundo o balanço nutricional e corrigir qualquer disfunção que possa estar acontecendo.
Caso o agricultor julgue necessário, é possível realizar uma segunda avaliação 10 dias após a aplicação de um fertilizante foliar e uma terceira na metade do ciclo, ou seja, após a formação das estruturas reprodutivas, mas antes do enchimento dos grãos, para assim aplicar uma nova correção.
Quando se trata de análise foliar, há a necessidade de rapidez nos resultados.⠀
Anos atrás era preciso aguardar até o florescimento da planta para fazer a amostragem e, por conta disso, muitas vezes os resultados chegavam de forma tardia, impossibilitando a correção na fase correta e provocando grandes perdas.
Felizmente, com a evolução da tecnologia, foi possível criar uma espécie de “banco de dados” das principais culturas, como soja, milho e trigo, possibilitando a armazenagem de referências positivas e negativas para realizar o comparativo dos desequilíbrios.
Assim, não é mais necessário esperar o florescimento para saber como está o estado nutricional de uma lavoura.
E, para ter resultados ainda mais assertivos e ágeis, você precisa de um laboratório bem equipado, com um time altamente treinado, que consegue te entregar os resultados de análise no tempo certo e com alto nível de qualidade.⠀
O Grupo Exata Brasil trabalha com análises de tecido vegetal, utilizando digestão em sistema fechado (micro-ondas) e análise por ICP-OES, permitindo maior rapidez, menor possibilidade de contaminação e segurança no procedimento. ⠀
Nós garantimos agilidade nos processos e confiança. Conte com o Exata Brasil para ter mais assertividade na sua lavoura!